Negocie Online https://lp.negocieonline.com.br/ Você está a um passo de negociar suas dívidas! Thu, 17 Aug 2023 14:09:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.1 https://lp.negocieonline.com.br/wp-content/uploads/2022/10/icon-negocie-resolucao-maior.png Negocie Online https://lp.negocieonline.com.br/ 32 32 Imposto de Renda 2023: restituição ajuda a quitar dívidas https://lp.negocieonline.com.br/ir-2023-restituicao-para-quitar-dividas/ https://lp.negocieonline.com.br/ir-2023-restituicao-para-quitar-dividas/#respond Thu, 17 Aug 2023 13:03:41 +0000 https://lp.negocieonline.com.br/?p=1632 As notícias sobre o Imposto de Renda 2023 (IR)estão com tudo. O prazo para enviar a declaração começou em 15 de março e, com isso, sobe o interesse sobre a esperada restituição de IR. Afinal, esse é um recurso bastante útil para quitar dívidas. Pretende usar esse valor para resolver débitos pendentes, mas tem dúvidas […]

O post Imposto de Renda 2023: restituição ajuda a quitar dívidas apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>

As notícias sobre o Imposto de Renda 2023 (IR)estão com tudo. O prazo para enviar a declaração começou em 15 de março e, com isso, sobe o interesse sobre a esperada restituição de IR. Afinal, esse é um recurso bastante útil para quitar dívidas.

Pretende usar esse valor para resolver débitos pendentes, mas tem dúvidas sobre como agir? Vale a pena seguir com a leitura deste artigo.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Basicamente, a restituição de IR é a devolução do valor que a Receita Federal recebeu a mais do que deveria de você e se refere sempre ao ano-calendário. 

Assim, se uma pessoa contribuiu nos impostos com uma quantia acima da esperada em 2022, isso será informado por ela na declaração do imposto no ano de 2023. Desse modo, acontece a devolução do excedente. 

Quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda 2023?

Via de regra, todas as pessoas que declararam o Imposto de Renda estão aptas a receber alguma restituição. Mas se há algum valor a ser ressarcido ou não, isso é com a Receita Federal. 

Algumas condições contribuem para que essa devolução aconteça, por exemplo, pode ocorrer se você teve gastos dedutíveis de saúde ao longo do último ano, como pagamento de convênios médicos. Além disso, despesas com dependentes, educação ou aplicações em previdência privada também estão entre as atividades que costumam gerar esse retorno financeiro. 

Para demonstrar que esses gastos aconteceram, é fundamental anexar à declaração do Imposto de Renda demonstrativos que os comprovem. 

Qual é o calendário de pagamentos da Restituição em 2023? 

Até o momento, a previsão é que os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023 aconteçam em 5 lotes. Eles serão realizados entre maio e setembro. A saber:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

 

Como receber valores nos primeiros lotes?

Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves têm prioridade na restituição de IR. O mesmo vale para profissionais com renda advinda, principalmente, do magistério. Esses são os primeiros beneficiados sempre. 

No entanto, a lista não se restringe a essas características. Depois deles, quem optar por receber via PIX, sendo o CPF a chave, também pode ficar nos primeiros lotes. Por fim, escolher a declaração pré-preenchida no programa do IR também conta pontos a favor nesse sentido. 

Fora esses detalhes, para quem não se enquadra em nenhum dos casos acima, a data de entrega da declaração conta. Então, vale a pena se programar para fazer o envio bem rápido. Quanto antes submeter a entrega, menor o prazo para uma eventual restituição.

Como usar a restituição para quitar dívidas?

Para quem tem dívidas, usar a restituição de IR para quitar o máximo delas é o ideal. Contar com dinheiro em mãos, por assim dizer, é uma ótima oportunidade para renegociar débitos pendentes. Provavelmente, essa será a situação de muitas pessoas, considerando que a inadimplência chegou a um nível recorde recentemente. 

O bom de estabelecer uma negociação é que ela pode ocasionar descontos. Mas se ainda assim os recursos recebidos não forem suficientes para acabar com a dívida, o ideal é quitar parcialmente o que for possível. 

A explicação para essa orientação é que os juros altos atuais acabam representando parte importante dos débitos. Então, resolver a situação o quanto antes ajuda a economizar, de certa forma.

Ademais, é essencial priorizar sempre as dívidas com juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. Nesse caso, adiantar as parcelas faz essa taxa diminuir.

Outra situação possível é amortizar dívidas de bens de valor alto, como o financiamento de casas e carros. Ao obter valores vindos da restituição, há espaço para negociar o abatimento de juros de parcelas restantes com o credor. 

Além disso, ganhos mensais que seriam usados nessas dívidas ficam livres desses compromissos antes do previsto. Desse modo, estarão disponíveis para serem economizados como reserva de emergência ou realizar outro investimento, por exemplo. 

Vale a pena investir o dinheiro da restituição de IR?

Só se não houver dívidas pendentes. Isso porque, dificilmente, os juros que o investimento vai render serão superiores aos do débito pendente. Então, provavelmente, não é algo vantajoso.

Gostou do conteúdo? Se precisar de mais dicas sobre como sair de dívidas, vale a pena seguir no nosso blog.

 

 

 

 

 

O post Imposto de Renda 2023: restituição ajuda a quitar dívidas apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
https://lp.negocieonline.com.br/ir-2023-restituicao-para-quitar-dividas/feed/ 0
Como lidar com dívidas no começo do ano? https://lp.negocieonline.com.br/como-lidar-com-dividas-no-comeco-do-ano/ https://lp.negocieonline.com.br/como-lidar-com-dividas-no-comeco-do-ano/#respond Mon, 27 Mar 2023 21:07:02 +0000 https://lp.negocieonline.com.br/?p=1532 Quando o fim de ano começa a se aproximar, os motivos para fazer dívida aumentam bastante. Comemoração e troca de presente de amigo secreto na empresa, as compras de Natal e viagem ou passeios no réveillon são só três deles. E então chegam os meses de janeiro, fevereiro e março. Aí esses gastos se somam […]

O post Como lidar com dívidas no começo do ano? apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
Quando o fim de ano começa a se aproximar, os motivos para fazer dívida aumentam bastante. Comemoração e troca de presente de amigo secreto na empresa, as compras de Natal e viagem ou passeios no réveillon são só três deles.

E então chegam os meses de janeiro, fevereiro e março. Aí esses gastos se somam a pagamento de IPVA, IPTU, materiais escolares das crianças, retorno das férias com remuneração menor. O orçamento fica desequilibrado. O bom é que, com planejamento e auxílio adequados, é mais fácil se recuperar.

Como negociar uma dívida?

Às vezes, as celebrações de fim de ano trazem despesas extras  mesmo para quem já estava endividado. E não é de se espantar como isso é comum. O endividamento chegou a um recorde em 2022.

Com isso, pode ser difícil fechar os meses seguintes com as contas em dia, incluindo aquelas de energia, TV, internet e outras básicas. No entanto, é possível negociar esses valores com o credor em muitas ocasiões para evitar a inadimplência <linkar o conteúdo #19 – BP – Negocie – Muitas contas atrasadas?>.

Uma das alternativas nesse sentido é contatar diretamente a empresa para a qual deve e tentar um acordo. Um dos pontos desfavoráveis é a lentidão nessas situações, já que há canais de atendimento que deixam o público esperando 10 ou 20 minutos. A falta de tempo para o consumidor avaliar uma eventual proposta durante o contato também não é algo favorável.

Há companhias que contam com canais para negociação online a fim de firmar o trato, o que elimina parte desses desafios. Só que existem plataformas bastante confusas e pouco objetivas, o que é um obstáculo para o cliente quando se trata de comprometer a renda futura com novos pagamentos. 

Quais as vantagens de negociar dívida?

Uma das vantagens em negociar dívidas é impedir que o débito siga aumentando, o que poderia deixar o problema ainda mais difícil de controlar. Além disso, esse acerto costuma possibilitar menores juros no pagamento total, maior tempo para quitar o que é devido e abatimento de multas.

Outro dos principais benefícios é evitar que o nome seja negativado, já que o novo alinhamento combinado impede que isso ocorra.

Para quem quer ainda mais ganhos, uma saída é buscar um marketplace de dívidas.

O que é um marketplace de negociação de dívidas?

Basicamente, o marketplace de dívidas é uma plataforma que reúne consumidores e empresas para buscar a melhor negociação para todos. Participam dele vários estabelecimentos, o que agiliza a renegociação com mais de um ao mesmo tempo. E a negociação online por meio desse canal é bastante prática.

Um atrativo extra é que há a possibilidade de a companhia ter negociado tarifas exclusivas com o marketplace, uma facilidade a que talvez não se tenha acesso ao fechar acordo de dívida <Linkar o conteúdo #18 – BP – Negocie – Vai renegociar?> diretamente com a credora.

Como funciona o marketplace de negociação de dívidas da Negocie Online?

A Negocie Online é uma empresa de tecnologia que conta com um marketplace de dívidas especializado. A proposta dessa ferramenta é propiciar soluções personalizadas para automação de cobrança, prevenção e recuperação de créditos.

E esse espaço visa aliar benefícios para todos que fazem uso dela. Para companhias de grande porte com alto volume de cobranças, é uma solução completa para relacionamento com clientes. Já para consumidores, é uma aplicação que traz mais praticidade ao lidar com qualquer dívida.

Negociação online em apenas 3 passos

O uso do marketplace de dívidas da Negocie Online por pessoas físicas é bastante simples. Você começa consultando as pendências já disponíveis no sistema para negociação. Depois, é só escolher o plano e o prazo de pagamento e começar a quitar o débito conforme acordado.

Ou seja, todo o processo de negociação online é prático e transparente.

Vantagens encontradas na Negocie Online

Entre duas das principais vantagens da plataforma estão disponibilidade 24 horas, 7 dias por semana e pagamento por PIX, cartão de crédito ou boleto.

No site também é possível parcelar a dívida em até 24 vezes, dependendo de cada caso. A proposta de acordo é dinâmica e dá liberdade para que a pessoa faça uma oferta que caiba no próprio bolso.

Além disso, a plataforma também busca oferecer condições especiais levando em conta o perfil do cliente. E eventualmente há a oferta de crédito adicional para apoio na reestruturação financeira do consumidor.

Quais dívidas podem ser negociadas?

Atualmente, uma das empresas com as quais é possível realizar acordos na Negocie Online é a Sky. Então, qualquer dívida relacionada a serviços de TV pós-paga e internet desta prestadora podem ser resolvidas por meio do canal. 

Outra companhia à disposição na plataforma é a Neoenergia. Então, pendências em contas de energia elétrica com Neoenergia Cosern, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Coelba, Neoenergia Brasília e Neoenergia Elektro são simples de serem resolvidas na plataforma.

Em breve, novas empresas estarão disponíveis para negociação no site.

Precisando renegociar uma dívida? Vale a pena conhecer o Marketplace de Negociação de Dívidas da Negocie Online.

O post Como lidar com dívidas no começo do ano? apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
https://lp.negocieonline.com.br/como-lidar-com-dividas-no-comeco-do-ano/feed/ 0
Planejamento financeiro: dicas para uma Páscoa sem dívidas https://lp.negocieonline.com.br/planejamento-financeiro-dicas-para-uma-pascoa-sem-dividas/ https://lp.negocieonline.com.br/planejamento-financeiro-dicas-para-uma-pascoa-sem-dividas/#respond Sun, 26 Mar 2023 21:51:17 +0000 https://lp.negocieonline.com.br/?p=1544 O ano de 2022 representou um desafio para quem vive no Brasil quando se trata de finanças. E já existem pesquisas e estudos reforçando esse fato, por exemplo, a Febraban revelou que 34,2% das pessoas tiveram que gastar mais do que ganharam. Ainda, houve um registro de recorde de endividados. Ademais, é possível enumerar muitos […]

O post <strong>Planejamento financeiro: dicas para uma Páscoa sem dívidas</strong> apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
O ano de 2022 representou um desafio para quem vive no Brasil quando se trata de finanças. E já existem pesquisas e estudos reforçando esse fato, por exemplo, a Febraban revelou que 34,2% das pessoas tiveram que gastar mais do que ganharam. Ainda, houve um registro de recorde de endividados.

Ademais, é possível enumerar muitos obstáculos, como aumento do custo da cesta básica em vários Estados e instabilidades no mercado de trabalho. Diante disso, como alcançar uma relação saudável com o dinheiro em 2023 sem extrapolar nos gastos?

O planejamento financeiro ajuda a ter momentos de lazer sem que eles virem um problema. Nesse sentido, existe a possibilidade até mesmo de contar com uma Páscoa sem dívidas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é planejamento financeiro?

De um modo bem sucinto, o planejamento financeiro pode ser entendido como a organização que a pessoa tem para conseguir manter as contas sob controle.

E isso vale tanto para as dívidas do dia a dia como para as excepcionais, como a aquisição de um carro em oferta e uma situação de urgência médica. Essa preparação vai ajudar você a tirar férias e voltar com o orçamento em dia, por exemplo!

O planejamento passa por várias ações que devem ser tomadas, como evitar compras por impulso, ordenar os gastos mensais de acordo com os ganhos regulares e criar uma reserva de emergência.

Qual a importância de ter um planejamento financeiro?

Uma das vantagens do planejamento financeiro é ter maiores chances de não desorganizar toda a sua vida financeira e de sua família em caso de imprevistos. Com contas bem calculadas e reserva financeira para os próximos meses, mesmo a perda de emprego ou um conserto caro e emergencial em casa são mais tranquilos.

Agora, é possível obter os benefícios dessa prática, inclusive, no cotidiano. Ademais, controlar melhor as despesas ajuda a sanar problemas com contas do dia a dia que você julgava que seriam menores. E isso sem se tornar uma dificuldade.

Além disso, essa organização ajuda a juntar recursos para investir. Assim, diminui-se a carga de trabalho ou a dependência de uma atividade profissional para se manter no futuro. Esse seria o ápice do que se convencionou chamar de independência financeira.

Independentemente do seu objetivo com o planejamento financeiro, mais rápido vai alcançar se começar a se preparar o quanto antes.

Planejamento financeiro: qual é o passo a passo?

Falar de um modo simples sobre esse tipo de organização é fundamental e os dados mostram isso. Um estudo feito em 2022 apontou que mais da metade dos brasileiros desconhecem maneiras de montar um planejamento financeiro. Trata-se de um número muito expressivo. Por isso, um passo a passo objetivo com as principais diretrizes é de grande auxílio.

Saiba quanto ganha e gasta mensalmente

Um passo importante e que, às vezes, é ignorado no dia a dia é considerar o que é realista para você em termos de despesas. Aqui, é preciso conferir a remuneração que recebe todo mês e adequar a rotina a esse cenário. Essa primeira etapa para a construção do seu planejamento financeiro é fundamental para as próximas.

Hora de colocar metas de despesas

Não é realista ignorar que vão acontecer situações em que você vai querer realizar gastos esporádicos. Ainda mais após o isolamento por conta da pandemia de Covid-19, que é grande a busca por reencontrar pessoas para lazer e diversão.

Para se organizar financeiramente, é melhor entender que essa situação acaba acontecendo. Por isso mesmo, é necessário se preparar para ela, por exemplo, para uma Páscoa sem dívidas, é interessante pesquisar quanto custam os ovos e alternativas a eles, a fim de planejar o orçamento de março e abril.

Ainda, é preciso pensar quem será presenteado e avaliar se realmente é imprescindível alcançar o gasto máximo com cada pessoa. Uma lembrancinha sempre é uma alternativa válida. Equilibrando bem as exceções em momentos como esse, é possível ter pequenas despesas sem se desorganizar.

Comece a poupar, mesmo que aos poucos

Poupança, contas em bancos digitais que rendem e tesouro direto. Essas são apenas três alternativas em que é possível realizar investimentos com valores baixíssimos e que possibilitam resgate muito rápido.

Entenda que é essencial começar a poupar para construir uma reserva de emergência. Como o próprio termo dá a entender, é aquele dinheiro que você vai usar quando não tiver como adiar uma situação.

Ainda, é ela que vai ajudar você a não usar o cartão de crédito com um valor que não conseguirá pagar depois ou evitar um pedido de empréstimo e até mesmo deixar de pagar a dívida, o que pode levar a multas, juros e nome negativado em birôs de crédito, como SPC e Serasa.

Com esses poucos passos bem objetivos, é possível começar a se organizar. Assim, mesmo que pareça um desafio inicialmente, o importante é começar. Mas se já estiver com dívidas e precisar renegociar, é interessante buscar um marketplace de dívidas.

E lembre-se que buscar conhecimento é sempre um meio para tomar boas decisões em relação ao seu planejamento financeiro. Aproveite uma boa Páscoa sem dívidas e continue a ler nosso blog para mais informações sobre organização de despesas.

O post <strong>Planejamento financeiro: dicas para uma Páscoa sem dívidas</strong> apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
https://lp.negocieonline.com.br/planejamento-financeiro-dicas-para-uma-pascoa-sem-dividas/feed/ 0
5 passos para vencer o endividamento https://lp.negocieonline.com.br/5-passos-para-vencer-o-endividamento/ https://lp.negocieonline.com.br/5-passos-para-vencer-o-endividamento/#respond Fri, 24 Mar 2023 21:49:56 +0000 https://lp.negocieonline.com.br/?p=1541 O endividamento ainda é um tabu. E essa dificuldade em falar do tema em casa e na sociedade não é algo positivo, já que comportamentos assim inibem a troca de informações. Mas tão importante quanto ter disponibilidade para abordar esse assunto, é obter dados confiáveis na hora de estabelecer esse diálogo. Afinal, o cuidado com […]

O post 5 passos para vencer o endividamento apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
O endividamento ainda é um tabu. E essa dificuldade em falar do tema em casa e na sociedade não é algo positivo, já que comportamentos assim inibem a troca de informações. Mas tão importante quanto ter disponibilidade para abordar esse assunto, é obter dados confiáveis na hora de estabelecer esse diálogo.

Afinal, o cuidado com a sua saúde financeira reflete inclusive na sua saúde mental, como mostra uma reportagem recente do site Veja.com. Para quem está no desafio de zerar as dívidas e reorganizar as finanças, este post pode ser bem útil. Confira!

O que é endividamento?

Quando se ouve falar de endividamento, a primeira impressão costuma ser ruim. No entanto, nem sempre precisa ser assim. Isso porque, ocorre uma confusão entre esse termo e a inadimplência.

Nesse sentido, você ter uma fatura de cartão de crédito ou carnê de loja para pagar é o mesmo que ter uma dívida. Mas isso não significa que as contas não estão em dia, diferentemente do que acontece na inadimplência.

Qual a diferença entre endividamento e inadimplência?

Ao fazer uma compra parcelada no cartão de crédito, você passa a ter uma dívida. O mesmo vale para quando contrata empréstimo. Se é combinado o pagamento para o futuro e ele acontece de fato, está tudo dentro do esperado.

Por outro lado, quando passa a data de quitar uma parcela e ela não é paga, aí a pessoa vira inadimplente. E isso leva a juros, multas e outros tipos de cobrança.

Ainda que seja algo preocupante, é preciso dizer que o endividamento das famílias brasileiras aumentou nos últimos anos. Então, se é o seu caso, é importante ter em mente que você não está só e que é possível resolver essa situação.

O endividamento é realmente um vilão?

Não, não é. Se a dívida é acordada em um negócio, a pessoa se compromete com os pagamentos e os realiza do modo correto, não há problema. Ter crédito é sinal de que lojas e instituições financeiras confiam na sua capacidade de pagamento.

A inadimplência pode vir a acontecer por algum deslize. Às vezes, há dinheiro disponível para quitar um boleto, mas o pagamento é esquecido na correria do dia a dia. Os juros e multas vão ocorrer da mesma forma, mas basta ir ao banco e regularizar a situação.

Agora, quando não é possível arcar com a conta, é sinal de que as finanças saíram do controle. E não se engane: a pessoa eventualmente até recebe uma boa remuneração mensalmente, mas acumula tantas dívidas que não consegue arcar com todas.

Se o que você recebe todo mês é insuficiente para lidar com os valores que deve, está com um superendividamento. Sabia que 4 em cada 10 brasileiros já relataram estar nessa situação?

5 passos para zerar as dívidas

Equilibrar as finanças pode ser um desafio em meio a tantas despesas. E isso vale em especial para quem ganha abaixo de 10 salários mínimos, já que, muitas vezes, precisam lidar com aluguel, escola das crianças e eventualmente até nome negativado. 

Na hora de resolver o endividamento que se tornou um problema, é necessário ser prático. Aqui, é muito importante agir o quanto antes para evitar que essa situação se estenda. Assim, ficará mais simples lidar com o ocorrido.

Confira 5 dicas que ajudam a lidar com esse cenário.

1. Liste tudo o que você deve

Faça um levantamento sobre as dívidas que possui, o quanto elas cobram de juros e multas a mais por não serem pagas e como elas pesam no seu orçamento.

Nesse caso, o bom é que esse acompanhamento pode ser feito por meio de cadernos, planilhas de computador e até mesmo em aplicativos de celular que contribuem para essa organização. 

2. ​​​​​​​Decida quanto você pode pagar por mês

​​​​​​​Depois de avaliar cada dívida, é hora de planejar o passo a passo para a sua recuperação financeira. Trata-se de uma atividade fundamental, considerando a sua remuneração mensal, decidir o quanto consegue direcionar para pagar tudo o que precisa.

Lembre-se que esse montante não deve prejudicar o básico da sua rotina, para ser um cálculo realista.

Nessa etapa, é interessante buscar os credores para renegociar. Nesse sentido, é válido contatar as empresas com as quais possui dívida para conversar e buscar uma solução, como, propor parcelamento com valores reduzidos em tempo estendido. Isso é algo que costuma dar resultado.

Uma dica: feirões de negociação ou renegociações por meio de empresas especializadas nesse tipo de diálogo entre consumidores e credores, geralmente, levam a propostas melhores. 

3. Troque uma dívida cara por outra mais barata

​​​​​​​Nem sempre um acordo com quem é credor acontece. Outra solução é transferir o débito para instituições que forneçam crédito com menos encargos, como juros menores. Hoje, há bastante opções no mercado.

Fazer essa nova negociação é uma oportunidade para não ter que lidar com cobranças abusivas por telefone ou outros canais. Afinal, infelizmente, essa atuação exagerada e impertinente ainda é uma prática recorrente no mercado.

Entre as dívidas baratas para assumir, também é válido considerar quais empresas oferecem maior comodidade e rapidez na hora da negociação.

Uma dica é procurar aquelas que renegociam dívidas de um jeito prático, em poucos passos e com transparência. Ainda, se toda a comunicação acontecer por meio digital, pode ser até mais simples. Assim, você terá a praticidade de ler atentamente as condições e preencher o que for necessário no horário que achar conveniente.

4. Use ganhos inesperados para pagar dívidas

Conseguir uma atividade profissional extra, reservar o ​​​​​​​​​​​​​​13º salário ou qualquer bônus da empresa em que trabalha são boas maneiras de conseguir recursos extras para quitar contas em aberto. A restituição de Imposto de Renda também é um caminho.

Entenda que fazer uso dessas oportunidades é ótimo para quem busca meios de resolver uma situação financeira não tão boa.

5. Reexamine seu orçamento

Depois de conseguir quitar dívidas, é fundamental reexaminar o orçamento para que elas não voltem a impactar o seu dia a dia. Ademais, investir em educação financeira é fundamental nesse sentido.

Ao contrário do que pode parecer, é bem simples buscar esse conhecimento. Ler conteúdos como este, que ensina a lidar com desafios na área das finanças, já é um bom passo. Além disso, é interessante buscar reservar parte dos seus ganhos futuramente, mesmo que seja em pequena quantidade. Isso vai ajudar no caso de eventuais gastos emergenciais, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Para mais artigos sobre como lidar com o endividamento e cuidar melhor das finanças pessoais, é só continuar acompanhando o nosso blog.

O post 5 passos para vencer o endividamento apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
https://lp.negocieonline.com.br/5-passos-para-vencer-o-endividamento/feed/ 0
Quer fazer um acordo de dívida? Confira essas dicas antes! https://lp.negocieonline.com.br/quer-fazer-um-acordo-de-divida-confira-essas-dicas-antes/ https://lp.negocieonline.com.br/quer-fazer-um-acordo-de-divida-confira-essas-dicas-antes/#respond Wed, 22 Mar 2023 11:45:04 +0000 https://lp.negocieonline.com.br/?p=1536 Desemprego, gastos de emergência, mau uso do cartão de crédito ou cheque especial, contratação de empréstimos e desconhecimento de educação financeira. Essas são apenas algumas das razões que podem levar a um superendividamento. Essa é uma situação tão séria que, às vezes, prejudica até mesmo a saúde mental. O bom é que, com o planejamento […]

O post Quer fazer um acordo de dívida? Confira essas dicas antes! apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
Desemprego, gastos de emergência, mau uso do cartão de crédito ou cheque especial, contratação de empréstimos e desconhecimento de educação financeira. Essas são apenas algumas das razões que podem levar a um superendividamento.

Essa é uma situação tão séria que, às vezes, prejudica até mesmo a saúde mental. O bom é que, com o planejamento correto, é possível superar esse desafio de um jeito mais fácil do que você imagina. A saída é fazer um acordo de dívida.

O que é um acordo de dívida?

De modo bastante resumido, um acordo de dívida é o alinhamento entre cliente e empresa, a fim de que o consumidor quite valores em atraso.

Qual a importância de fazer um acordo de dívida?

O acordo ajuda a evitar que o nome permaneça negativado. Além disso, é uma oportunidade em que condições mais atrativas para o pagamento aconteçam, como a diminuição de juros e o aumento de prazo para o término de quitação das parcelas.

Como funciona um acordo de dívida?

O primeiro passo para que o acordo de dívida aconteça pode partir tanto do consumidor quanto da empresa que deseja receber o valor devido. Nesse diálogo, as duas partes buscam chegar a um combinado que seja bom para todos.

Não é necessário um comprometimento de pagamento imediato total do que é devido. Tampouco há a obrigatoriedade de aceitar os termos propostos.

Afinal, como fazer um acordo de dívida?

Existem diversas alternativas para fechar esse tipo de acordo. Uma delas, por exemplo, é realizar a negociação por meio de centrais de atendimento.

A vantagem nessa escolha é o contato direto entre os interessados. No entanto, essas empresas podem não oferecer condições vantajosas por considerarem que o cliente não está a par de seus direitos e nem pesquisou alternativas no mercado.

Além disso, caso haja pendências com diferentes negócios, o consumidor precisa contatar cada um individualmente. Isso deixa o processo lento e confuso.

O marketplace de dívidas vem se apresentando como uma solução prática nesse sentido. Trata-se de uma plataforma em que você se cadastra para ter acesso rápido e conjunto a todos os credores lá inscritos. Nesse local, é possível consultar as condições oferecidas para quitar a dívida e ler tudo com calma.

Para facilitar ainda mais a sua decisão, é interessante dar preferência para empresas com suporte 24 horas, 7 dias por semana. Se houver a disponibilização bastante objetiva das condições de pagamento e oferta de crédito, caso a pessoa precise desse auxílio, é ainda melhor.

Quais cuidados tomar ao fazer um acordo de dívida?

Dada a alta quantidade de empresas prestando esse serviço, é de se esperar, eventualmente, que algumas ofereçam condições não tão boas a seus clientes. No entanto, ao obter informações de qualidade que são fáceis de colocar em prática, você vai conseguir avaliar as melhores oportunidades.

Para fazer um bom acordo de dívida, é interessante observar as seguintes práticas comuns no mercado e que podem prejudicar você. Acompanhe!

Não observar o custo final a ser pago

Na hora de renegociar, o alívio em ver que as parcelas da dívida agora vão caber no bolso pode acabar tirando a sua atenção sobre um detalhe importante. É fundamental que o custo total da dívida não deixe você no prejuízo.

Então, avalie bem os juros cobrados, a quantidade de pagamentos e qualquer eventual taxa ou serviço desnecessário ao acordo de dívida, por exemplo. Isso porque, tudo vai impactar o valor total da negociação.

Priorizar dívidas mais caras

Entenda que são as dívidas caras, com grandes juros sendo cobrados em cima de valores altos, que devem ser sua prioridade ao propor acordos. Isso porque, elas vão influenciar mais o seu orçamento, quando comparadas a débitos menores.

Contratar venda casada

Ainda que a venda casada seja ilegal, não é raro encontrar empresas que insistem nela ao captar novos clientes. Portanto, é muito importante saber que a instituição financeira não pode obrigar você a contratar nenhum outro serviço que não seja especificamente aquele envolvido no acordo de dívida a ser fechado.

A inclusão de recursos extras não solicitados no contrato costuma variar, por exemplo, pode ser a inserção de um seguro. Geralmente, fica quase imperceptível no meio de várias outras informações com o objetivo de confundir o consumidor. Por isso, vale a pena contar com atenção redobrada antes de assinar qualquer contrato.

Por fim, resolver o pagamento é um passo essencial para que você se reorganize financeiramente e não deixe seu nome negativado. Quanto antes começar a agir para superar esse desafio, melhor.

Se ainda estiver em dúvida sobre o endividamento e como agir para reorganizar as suas finanças, uma dica é ler o nosso post —.

Procurando mais dicas de como fazer o seu acordo de dívida? Aqui no blog da Negocie Online, você encontra essas e outras informações bastante úteis para manter a sua saúde financeira.

O post Quer fazer um acordo de dívida? Confira essas dicas antes! apareceu primeiro em Negocie Online.

]]>
https://lp.negocieonline.com.br/quer-fazer-um-acordo-de-divida-confira-essas-dicas-antes/feed/ 0